sábado, 16 de maio de 2009

Realidade ou Ilusão?!


"...Só se vê bem com o coração... o essencial é invisível aos olhos." (trechos do livro: O Pequeno Príncipe)


Caros amigos bloggueiros,

baseado na sentença que estas frases enunciam quero falar sobre algo que na úlitma noite me inquietou o coração, o que em nós é real e o que é ilusão? Você já se pegou pensando sobre isto?

Deixando um pouco de lado as sentenças do livro, lanço o questionamento: Somos aquilo que vemos? O que os outros veem de nós? Ou somos aquilo que está dentro de nós e nem temos o domínio e conhecimento? Sinceramente não tenho a audácia de tentar responder a essa pergunta!


Parafraseando Platão que diz, que o mundo no qual vivemos é uma cópia imperfeita do mundo das idéias (que para ele era perfeito), portanto o conhecimento obtido através dos sentidos seria incompleto.

No relacionamento com outras pessoas também somos traídos por nossos sentidos, somos imediatistas, superficiais e relaxados no que tange ao conhecimento do outro. Deixamo-nos levar pelas palavras, nossos olhos se enganam pela imagem superficial e nosso coração acomodado não busca a verdade do outro, chegamos a conclusões baseadas em nosso egoísmo e orgulho sem dar ao outro a oportunidade de se mostrar, ser quem realmente é. Talvez esteja aí o princípio de muitas decepções nas relações entre as pessoas nesses tempos atuais em que já não há mais tempo para o descobrimento!

"... só se vê bem com o coração..."

Creio que somos mais do que a maneira como nos vemos ou que nos veem, mais do que fazemos, que fazem para nós ou que fazem conosco, somos mais do que ainda não temos conhecimento e somos bem mais do que sabemos a nosso respeito.

Somos essencialmente a melhor criatura já imaginada neste mundo, pois fomos criados à Imagem e Semelhança de Deus!


Não se deixe enganar pela Ilusão "de ótica", sua ou dos outros! Busque de todo o coração (e com o coração) a sua essência!

"... o essencial é invisível aos olhos!"


Beijo pra quem é de beijo!

Abraço pra quem é de abraço!

E tenho dito!



2 comentários:

  1. lindo o post viida :)
    vs sempre arrasa!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. E digo mais: "O que importa não é o que os outros fazem de você, e sim o que você faz com o que os outros fazem de você..." (Sartre)

    ResponderExcluir