terça-feira, 24 de novembro de 2009

Liberdade


Segundo o Dicionário Aurélio:

Do latim libertate

1.Faculdade de cada um se decidir ou agir de segundo a própria determinação:

11. Filosofia. Caráter ou condição de um ser que não está impedido de expressar, ou efetivamente expressa, algum aspecto de sua essência ou natureza:


Diante destes dois conceitos, lanço as seguintes perguntas: O que temos feito com essa tal "liberdade"? Será que sabemos (verdadeiramente) o que é liberdade?


De um mero conceito à prática da liberdade, existe uma distância considerável! Todos buscam viver a liberdade, cada qual à sua maneira (óbvio, é um sinal da própria liberdade! hehehe), com níveis de busca e intensidade peculiares. Nesse caminho, muitas pessoas não se dão conta que ao tentar viver a liberdade acabam criando prisões, algo paradoxal!
Nossas relações humanas são repletas de casos em que nossa liberdade é tolhida, pelos outros ou por nós mesmos. Uma vez que não nos expressamos, criamos uma prisão para nossos sentimentos, vontades, sonhos... e na maioria das vezes entregamos a chave desta prisão aos outros, dando-lhes o poder de manter cativo boa parte daquilo de bom que há em nós.


Ser livre, para mim, é:

- viver a maravilhosa experiência de ser único no mundo, reconhecendo que apesar de imperfeitos, somos capazes.

- viver com simplicidade e responsabilidade cada fato e decisão de nossa vida e suas consequências.

- amar possibilidade e graça de viver e viver com amor.

- não ter medo de viver o novo que a vida nos propõe, mas vê-lo como aliado ao nosso crescimento.

- fazer a escolha certa!


"Liberdade não é fazer só o que eu quero. Liberdade é fazer o que eu preciso."


Beijo pra quem é de Beijo!

Abraço pra quem é de Abraço!

E tenho dito!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Olhos que falam


É simplesmente impressionante a capacidade que os olhos têm de expressar sentimento e até mesmo transmitir uma mensagem.
Dizem que "os olhos são as janelas da alma", de certo modo devo concordar que esta frase enuncia algo verdadeiro. Por diversas vezes não somos capazes de expressar-nos e qualquer pessoa que nos conheça bem pode perceber o que se passa através de um simples olhar.

Os olhos revelam a beleza do contraste. Sim! É o contraste que torna belos os teus olhos! Imagina se teus olhos fossem só da cor da tua Iris (verdes, azuis, castanhos... claros e escuros) que graça isso teria? Ou se fossem somente pretos, como a tua pupila? Qual seria a graça?
É contraste entre o Iris e a pupila dos teus olhos que os tornam belos!

É o contraste que confere beleza à nossa existência! Esta busca constante de crescimento e superação pessoal.
O ontem e o hoje! O que fomos e o que somos!
O hoje e o amanha! O que somos e o que seremos!

Ao mudar minha maneira de olhar descobri novas pessoas, novas histórias, novos pontos de vista, que nem a fala, nem os gestos e tampouco a escrita puderam revelar-me.
Os olhos são mensageiros de nossas mais sinceras palavras. De forma que nao precisas dizer para que se faça compreender o que sentes ou pensas!
Pude perceber isso num olhar!

Esta nova maneira de olhar me faz ver-te além das aparências e isso torna-te mais bela do que és. Que me leva a dizer-te que, por mais que não consigas enxergar, existem muitas coisas boas em teu coração e que vale a pena lutar por essas boas coisas, vale a pena expressá-las! Fez-me reconhecer que sempre existirão detalhes que precisarão ser corrigidos, mas em nós existe a força necessária para executar tais correções.
Este olhar que me ensinou a estar em igualdade para olhar nos olhos, pois não há melhor maneira de conhecer alguém e se deixar conhecer!


Enfim, as palavras são falhas ao tentar expressar o que me leva a escrever essas corridas linhas, mas nos meus olhos a veracidade se faz perceber e reitera a sinceridade do meu coração!

Beijo pra quem é de Beijo!
Abraço pra quem é de Abraço!
E tenho dito!